terça-feira, 4 de agosto de 2009

Beleza fatal


  • Peçonhentos ou venenosos?

Todos sabemos que existem animais perigosos, que podem representar grande ameaça à nossa saúde devido à potencialidade de seu veneno. Mas qual a diferença entre dizer que um animal é venenoso ou peçonhento? Será que existe diferença?
Os animais venenosos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e os animais peçonhentos são aqueles que possuem um mecanismo de inoculação deste veneno, para isto, possuem glândulas especializadas que se comunicam com dentes ocos, ferrões ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente.
Tomemos como exemplo os ofídios: a grande maioria das cobras são venenosas, mas são peçonhentas aquelas que possuem dentes apropriados para injetar o veneno na presa. Como as cobras podem ter diversas classificações quanto à dentição, é bastante complexo estabelecer uma regra geral, pois não existe apenas uma forma de inoculação de veneno entre os ofídios, nesse caso seriam peçonhentas todas as serpentes solenóglifas (viperídeos) e proteróglifas (elapídeos), e também algumas áglifas e opistóglifas (estas últimas não apresentam grande risco do ponto de vista médico), neste caso, deve-se considerar o modo como elas matam sua presa.
Bons exemplos de animais venenosos são os sapos.

FONTE:BIOUIVERSODIGIT@AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário