terça-feira, 14 de julho de 2009

Jibóia


Jibóia é uma cobra que mede até 4,5metros de comprimento . Produz de 4a 49 filhotes por ninhada, após uma gestação de 127a 249 dias. Os filhotes nascem com um dente especial para poder perfurar o ovo.
A jibóia como todas as cobras rasteja no chão mas pode ser facilmente encontrada enrolada em troncos de árvores.
Quando a jibóia vai caçar ela injeta o veneno na presa, mas o veneno só deixa a presa tonta depois é que ela se enrola em seu corpo. Assim a presa morre de parada cardíaca ou sufocamento.

A jibóia come ratos e pequenas aves. Ela consegue abrir tanto a mandíbula que pode engolir coisas bem maiores que sua boca. É uma ótima alpinista. Sobe nas árvores segurando-se nos galhos com o rabo. Ela não é uma caçadora muito boa mas felizmente consegue passar varias semanas sem comer. Ela é uma cobra ativa a noite. Essa cobra, diferente de Jararacas e Cascavéis, é muito pacífica. Só ataca o homem em hipóteses extremas. Vive em matas, cerrados e caatingas na América do sul,na América central e na Índia.

A jibóia é uma cobra da família boidae que tem o nome cientifico de boa constrictor.

Vive aproximadamente 20 anos.

Fontes de texto: Planeta Animal (ed. Girassol) e Répteis
Fonte da imagem: Larrouse Vida Selvagem

Um comentário:

  1. Oi, Antônio. É a Arbel, tudo bem? Achei o seu blog incrível! Sabe, sempre tive pavor de cobras. Quando vi essa foto enorme de jibóia, me deu até arrepio. Mas depois que li o texto, sabe que me senti muito melhor e com menos medo? Você escreveu coisas tão legais. Posso sugerir assuntos para novas pesquisas? Você aceita contribuições para o seu blog? Quando vai postar o próximo texto? Espero que em breve. Um beijo e parabéns!

    ResponderExcluir